O fato das empresas prosperarem, num certo período, com vendas de produtos manufaturados não significa que os processos e tecnologias empregadas operem em condições ótimas. A vantagem competitiva desaparece ao longo do tempo e não entendemos porque surgem produtos com funções análogas que ganham o mercado, devido a melhor relação entre os custos e benefícios. Desenvolver a expertise ortogonal é um projeto educacional que permite transformar os desafios tecnológicos em vantagem competitiva. Os desafios são as barreiras que devem ser transpostas para chegarmos aos resultados objetivados.
Para fazer isto, precisamos entender e dominar o que fazemos, unindo a técnica matemático-estatística ao conhecimento para atender as necessidades do projeto. Quando conseguimos aplicar essa estratégia, nos sentimos motivados e, consequentemente, todos ganham. No entanto, todas as vezes que não atingimos os resultados esperados, ficamos estressados, reduzindo a nossa capacidade de enfrentar os desafios. Ao aplicar a expertise ortogonal transformamos a complexidade do que fazemos em algo mais compreensível para tomarmos decisões lógicas e fundamentadas. Consequentemente, as tarefas do dia-a-dia se tornam menos estressantes.
Além disso, é fundamental entender, valorizar e aproveitar a experiência de cada empresa para propor novos projetos capazes de proporcionar a sustentabilidade social, econômica, ocupacional e ambiental ao negócio. A expertise ortogonal permite planejar e melhorar as realidades já conquistadas, pela empresa, bem como criar novas oportunidades para dar longevidade e sustentabilidade aos negócios e ao meio ambiente.