Otimização de Processos na Linha em Operação

Necessidade
Uma indústria de fios e cabos necessitava aumentar a adesão entre o isolamento e o condutor para atender as especificações de engenharia do setor automotivo. No entanto, as modificações necessitavam ser feitas no acelerador de elétrons industrial, com a linha de produção em operação, pois não era possível simular as condições do acelerador de elétrons no laboratório. 


Necessidades abordadas: Aumentar a adesão entre o condutor e o isolamento e a produtividade
Material: Composição de poliolefina antichama
Equipamento: Acelerador de elétrons (Radiation Inc.) 


Solução
O projeto propôs a otimização sem a necessidade de parar a linha de produção, através de múltiplos ciclos estratégicos C.E.O.S. A execução do projeto exigiu treinamento prévio de todos os líderes e colaboradores envolvidos, bem como uma análise prévia do histórico do processo analisado. 
A adesão foi avaliada realizando-se pequenas mudanças nos níveis da tensão da aceleração de elétrons e do tempo de exposição (fator de produto) utilizando a expertise ortogonal. Descobriu-se que a tensão era o fator preponderante para a redução da adesão, porém ao reduzir a tensão os níveis de reticulação do cabo comprometiam outras propriedades do isolamento. Para evitar isto, introduziu na composição do isolamento um coagente trifuncional vinílico.


Resultados
Isto permitiu aumentar a velocidade da linha de produção e trabalhar com a tensão de aceleração de elétrons mais baixa sem comprometer a estabilidade termodimensional do isolamento. Dessa forma, a otimização foi concluída ao aplicar vários ciclos C.E.O.S até atingir as condições ótimas de operação do processo. 

 

Orçamento, Dúvidas? entre em contato